quarta-feira, 11 de abril de 2012

As novas mídias X velhas pedagogias


A informática esta cada vez mais crescente no nosso mundo. Esse avanço tecnológico chegou até mesmos nas escolas. Raras estão sendo as instituições que não contam com sua sala de informática se suas mídias no auxilio a aprendizagem dos alunos.
Na Municipal Maria Isabel Queiroz Alves, onde atuo como professora, já contamos com uma sala de informática muito bem equipada para o trabalho pedagógico com os alunos. A sala de informática conta com vários computadores modernos instalados numa sala ampla e muito bem organizados.
Mas como relata Valente em seu texto, o uso dessas mídias ainda precisa romper com o tradicionalismo arcaico das pedagogias vigentes. Raros têm sido os docentes que se quer sabem da existência dessas salas. É um mundo informatizado ainda esquecido dentro da escola.
Não sei se estivesse sendo usadas com freqüência, estas mídias cumpririam o seu papel de ajudar na pratica de sala de aula. Ao partir da reflexão do texto de Valente, pode-se deduzir que ainda falta muito para a educação se tornar realmente libertadora.
As salas de informáticas na concepção atual dos professores, não seria um novo meio de aprendizagem em que as crianças interagindo e entrando em contato descobriria novas formas de aprender, e sim as mesmas aulas tradicionais de sempre com uma roupagem moderna.
Pensar em informatizar nossas salas de aula, é uma tarefa que extrapola o equipá-las com computadores, tem-se que repensar a formação dos professores nesse contexto. E não só ensiná-los a mexer num maquina, mas derrubar todos os processos que ele conhece de pratica pedagógica e reconstruí-la mostrando que em certos assuntos somos ainda alfabetizando.
Talvez seja aí a resistência de muitos às novas maneiras de se conduzir uma aula, o medo de se perder o controle num mundo que muitos professores começam a caminhar e vários alunos constroem e reconstroem em questão de minutos. Por isso é tão difícil entrar em contato, criar novos cursos, pois mexe com o ego, com a relação professor/alunos em uma questão muito delicada de liderança.
Na escola onde atuo caminhamos em passos lentos em relação a essa questão. Temos equipamentos, mas ainda falta mão de obra dedicada e eficaz para realizar um bom trabalho. Temos pessoas capacitadas, mas ainda muito receosa no uso dessas mídias em sala de aula. Foram educadas a ensinar de uma maneira muito diferente da que hoje o mundo exige.
Porem são profissionais competentes, e dedicados que enfrentam todos os desafios com vontade. E estão abertos aprender, tudo pra melhorar suas praticas e consequentemente a aprendizagem dos alunos, que é a maior função da escola em todos os tempos.

Texto de Nayara Aparecida da Silva

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