Aprendizagem é o que
fica na pessoa após o contato com o objeto estudado. Essa é uma das
mais relevantes questões de estudos dos nossos dias. Conceituar
aprendizagem é algo difícil e reflexivo, pois partimos de pontos
ainda em construção na nossa sociedade.
Uma das questões desse
conceito é que a aprendizagem acontece quando algo no sujeito muda,
quando sua relação com o mundo externo torna-se mais marcante pelo
que ele já aprendeu.
Hamze (2012) apresenta
que aprendizagem
é um processo de mudança de comportamento obtido após uma
experiência construída entre o psicológico, o emocional e as
relações que existem entre este e o meio de estudo. Para ela
aprender é o resultado de vários fatores que implicam em mudanças.
Hamze esta apenas repassando conceitos de outro estudioso que
aprofundou ainda mais nesse assunto que foi Piaget.
Piaget
foi um cientista Russo que aprofundou estudos no campo da
inteligência humana. Acreditava que o conhecimento era construído
atravez da relação entre o sujeito e o meio em que ele se
encontrava. Nessa perpectiva, o Homem não nascia com conceitos e
atitudes prontas,o que ele repassa são formadas a partir de
vivencias, e o que resta de todo essas experiências é o que
chamamos de aprendizagem.
Desde
o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do
indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas
variáveis, que, ao lado de características que são constantes e
comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento
intelectual. (FERRACIOLE, 1999.f.7)
Reafirmando
que a aprendizagem para Piaget é um processo continuo e gradual
dependendo da idade, do ser e seu interesse de manifestação do
meio.
As
várias definições de aprendizagem caminham sempre para o mesmo
sentido de mudança, só se aprende quando verdadeiramente mostramos.
A verdadeira conquista quando colocamos o objeto estudado no nosso
dia a dia, quando começamos a transformar nossa vida, nossos
hábitos.
Esse
conceito foi mudando com o passar dos tempos, o que mostra a busca
incessante do Homem para descobrir a raiz do seu conhecer dessa
curiosidade que impregna nossa alma.
A
aprendizagem se processa através do contato do individuo com o meio
em que ele vive, transformando seus ideais, mudando seu jeito de ver
e estar no mundo. Tudo isso torna o sujeito mais ativo, mais dinâmico
e frente as novas tecnologias, requer também uma nova forma de
aprender, de entrar em contato de mudar antigos paradigma.
As
novas tecnologias trouxeram varias mudanças no pensar e no agir das
pessoas e sem duvida mudará novamente o conceito do que é
aprendizagem, aprender agora é muito mais que interagir com o objeto
é mudar mundos e realidades de milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Novas
formas de aprender vêm surgindo e com ela toda uma gama de atitudes
e reflexão está ganhando debates e conceitos através dos
especialista e estudioso. Estamos numa nova era, onde aprender é
muito mais que consolidar conhecimento é transformar o que existe em
algo extremamente superior.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRAFICA
FERRACIOLE,
Laércio. Aprendizagem,
desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise
do processo de ensino-aprendizagem em Ciência.
Revista Brasileira de Estagio Pedagógico. Brasilia, v.80.
n.194.p5-18.jan/abr.1999. Disponivel em
<http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/191/191>
Acesso em: 31/03/2012.
HAMZE,
Amélia.O
que é aprendizagem?.
Disponivel em:
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-que-e-aprendizagem.htm
. Acesso em: 31/03/2012.
Texto
de Nayara Aparecida da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário