quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que é aprendizagem?


Aprendizagem é o que fica na pessoa após o contato com o objeto estudado. Essa é uma das mais relevantes questões de estudos dos nossos dias. Conceituar aprendizagem é algo difícil e reflexivo, pois partimos de pontos ainda em construção na nossa sociedade.
Uma das questões desse conceito é que a aprendizagem acontece quando algo no sujeito muda, quando sua relação com o mundo externo torna-se mais marcante pelo que ele já aprendeu.
Hamze (2012) apresenta que aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido após uma experiência construída entre o psicológico, o emocional e as relações que existem entre este e o meio de estudo. Para ela aprender é o resultado de vários fatores que implicam em mudanças. Hamze esta apenas repassando conceitos de outro estudioso que aprofundou ainda mais nesse assunto que foi Piaget.
Piaget foi um cientista Russo que aprofundou estudos no campo da inteligência humana. Acreditava que o conhecimento era construído atravez da relação entre o sujeito e o meio em que ele se encontrava. Nessa perpectiva, o Homem não nascia com conceitos e atitudes prontas,o que ele repassa são formadas a partir de vivencias, e o que resta de todo essas experiências é o que chamamos de aprendizagem.
Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual. (FERRACIOLE, 1999.f.7)
Reafirmando que a aprendizagem para Piaget é um processo continuo e gradual dependendo da idade, do ser e seu interesse de manifestação do meio.
As várias definições de aprendizagem caminham sempre para o mesmo sentido de mudança, só se aprende quando verdadeiramente mostramos. A verdadeira conquista quando colocamos o objeto estudado no nosso dia a dia, quando começamos a transformar nossa vida, nossos hábitos.
Esse conceito foi mudando com o passar dos tempos, o que mostra a busca incessante do Homem para descobrir a raiz do seu conhecer dessa curiosidade que impregna nossa alma.
A aprendizagem se processa através do contato do individuo com o meio em que ele vive, transformando seus ideais, mudando seu jeito de ver e estar no mundo. Tudo isso torna o sujeito mais ativo, mais dinâmico e frente as novas tecnologias, requer também uma nova forma de aprender, de entrar em contato de mudar antigos paradigma.
As novas tecnologias trouxeram varias mudanças no pensar e no agir das pessoas e sem duvida mudará novamente o conceito do que é aprendizagem, aprender agora é muito mais que interagir com o objeto é mudar mundos e realidades de milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Novas formas de aprender vêm surgindo e com ela toda uma gama de atitudes e reflexão está ganhando debates e conceitos através dos especialista e estudioso. Estamos numa nova era, onde aprender é muito mais que consolidar conhecimento é transformar o que existe em algo extremamente superior. 
 
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
 
FERRACIOLE, Laércio. Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Ciência. Revista Brasileira de Estagio Pedagógico. Brasilia, v.80. n.194.p5-18.jan/abr.1999. Disponivel em <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/191/191> Acesso em: 31/03/2012.

HAMZE, Amélia.O que é aprendizagem?. Disponivel em: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-que-e-aprendizagem.htm . Acesso em: 31/03/2012.

Texto de Nayara Aparecida da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário