As
novas
tecnologias
de forma integrada ao projeto
pedagógico é
uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos
escolares. As tecnologias nas escolas traz exemplos práticos e dicas
de aplicativos a serem usados no dia a dia. A ideia é dar uma noção
geral de que a tecnologia é uma ferramenta facilitadora do trabalho
em sala de aula e, por isso, deve ser apropriada pelos professores.
Nesse sentido, ele quer desmistificar alguns tabus, como o de que o
uso da tecnologia representa necessariamente mais trabalho para o
docente. Ao contrário, se bem utilizada, ela é capaz de otimizar o
tempo do profissional. E o consultor é categórico: o docente só
conseguirá atrair seus alunos se conseguir entendê-los, mas, para
isso acontecer, precisa compreender as novas tecnologias. "As
pessoas hoje nascem com o mouse na mão".
Todas
as tecnologias têm tido uso tradicional em educação, tanto na
cultura oral, em que os mais idosos transmitiam aos mais novos, como
no surgimento da escrita e também na revolução da imprensa, em que
o texto impresso passou a armazenar e permitir amplo acesso ao
conhecimentos das gerações anteriores, até as novas mídias de
ilustrações, fotos e filmes, telefone e televisão.
Os
educadores marcantes atraem não só pelas suas idéias, mas pelo
contato pessoal. Transmitem bondade e competência, tanto no plano
pessoal, familiar como no social, dentro e fora da aula, no
presencial ou no virtual. Há sempre algo surpreendente, diferente no
que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na
forma de comunicar-se, de agir. E eles, numa sociedade cada vez mais
complexa e virtual, se tornarão referências necessárias.
Flávia Afonso
Vieira de Barros
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