quarta-feira, 11 de abril de 2012

Consciência Profissional


Hoje as crianças, jovens e adolescentes estão mais informatizados porém o conhecimento não leva a criticidade. É dever dos educadores se posicionar perante estas informações e transforma-lá em mudança de comportamento e para isso o profissional da educação deve interagir, capacitar e aperfeiçoar através do contato com as Tics.
O aluno hoje é instigante, crítico, indagador e criativo e fora da escola vivenciam um mundo cibernético, colorido e divertido e tanto a escola como o educador deve ser dinâmico, eficiente, mediador e construtor de aprendizagem significativas que valorizam o ser e o estar dos alunos que buscam algo inovador.
Para isso é preciso que os professores precisam estar atentos e preparados para estar transmitindo, construindo e reconstruindo seus conhecimentos.
As aulas de informática nas escolas são essenciais na formação pessoal e profissional e deve proporcionar um espaço físico apropriado e adequado para os professores ministrarem suas aulas e os alunos apropriar efetivamente dos instrumentos tecnológicos, ou seja, obtendo contato com os mesmos através de pesquisas, construção de blogs, apresentação de seminários, discussão de imagens, criação de mecanismo de troca de informações ou seja explanar todo o processo de ensino aprendizagem.
Infelismente, estando na era da tecnologia informacional, as classes populares não são atingidas por esses recursos, prevalecendo a exclusão digital principalmente nos países mais pobres, subdesenvolvidos e também no Brasil em regiões mais inóspitas e com ausência de mínimo de qualidade de vida,ficando a merce das políticas públicas assistencialista para obter mínimo de recurso financeiro para manter sua sobrevivência. Contudo é somente nas entidades educacionais que estas classes sociais resignadas, constituida principalmente por crianças e adolescentes terão o privilégio e o direito garantido de inserir no seu cotidiano tecnologias da informação.
A responsabilidade da obtenção do acesso das Tics é de toda sociedade( governos, municípios, escola, educadores ) e se faz necessário garantir e respeitar os direitos humanos contra a pobreza, a fome, a miséria, a corrupção que são combatidas através da educação e informação adquiridas através das tecnologias. Somente através deste acesso teremos uma sociedade mais justa democrática garantindo a equidade de todos.
Andréia Helena de Almeida

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