A
palavra WebQuest
em sua etimologia nos remete para a soma de duas palavras: web
(rede de hiperligações) e quest
(questionamento, busca ou pesquisa).
O
conceito
da WebQuest surgiu em Fevereiro de 1995, na San
Diego State University
(SDSU) pelo professor Bernard Dodge
e seu
colaborador (ex-aluno de graduação) Thomas March, no âmbito das
atividades propostas na disciplina EDTEC 596, "Interdisciplinary
Teaching with Technology".
Esta
estratégia educativa concretiza-se em atividades orientadas para a
pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web,
conceito por vezes traduzido como Aventura na web ou Desafio na web.
A WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet. Ou seja, são atividades preparadas pelos docentes, onde a maioria os recursos para resolver as tarefas podem ser encontrados em grande parte na Internet.
As WebQuests são constituídas por 6 (seis) componentes: introdução ao tema a tratar, devendo ser motivador, tarefa que deverá ser desafiante e executável, processo na qual o aluno deverá se orientar para realizar a tarefa, os recursos disponíveis na Web para produção do conhecimento, a avaliação que fornece ao aluno os indicadores qualitativos e quantitativos, a conclusão, deverá propor um desfecho relembrando os objetivos da atividade e também uma pista para pesquisas ou atividades futuras na mesma temática, e por último a página do professor que fornece explicações sobre o conceito da WebQuest, bem como a forma como esta estratégia deve ser trabalhada/utilizada. Esta estrutura bem delineada é que faz com que uma WebQuest seja diferente de um site educativo qualquer. Em seguida, apresenta-se com maior detalhe o que cada uma WebQuest deverá contemplar.
A WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet. Ou seja, são atividades preparadas pelos docentes, onde a maioria os recursos para resolver as tarefas podem ser encontrados em grande parte na Internet.
As WebQuests são constituídas por 6 (seis) componentes: introdução ao tema a tratar, devendo ser motivador, tarefa que deverá ser desafiante e executável, processo na qual o aluno deverá se orientar para realizar a tarefa, os recursos disponíveis na Web para produção do conhecimento, a avaliação que fornece ao aluno os indicadores qualitativos e quantitativos, a conclusão, deverá propor um desfecho relembrando os objetivos da atividade e também uma pista para pesquisas ou atividades futuras na mesma temática, e por último a página do professor que fornece explicações sobre o conceito da WebQuest, bem como a forma como esta estratégia deve ser trabalhada/utilizada. Esta estrutura bem delineada é que faz com que uma WebQuest seja diferente de um site educativo qualquer. Em seguida, apresenta-se com maior detalhe o que cada uma WebQuest deverá contemplar.
1)Introdução-
Esta é
uma das partes principais da WebQuest, pois fornece aos alunos
algumas pistas sobre o tema ou aventura que será desenvolvida,
tentando despertar o interesse pela temática a investigar. Deverá
ainda envolver os alunos na problemática para despertar a motivação
para explorar as outras partes da WebQuest.
2)Tarefa- A tarefa tem de ser algo mais do que simplesmente responder a perguntas concretas sobre fatos ou conceitos ou reescrever a informação que aparece no ecrã do computador. As WebQuest só produzem resultados se forem muito bem planejadas, com tarefas que realmente possam facilitar a aprendizagem e que valorizem a investigação. A tarefa deve ser bem planificada e principalmente desafiante e executável.
3)Processo-
Nesta
fase da WebQuest, são definidos os passos necessários à realização
da tarefa. Estes passos devem ser apresentados de forma clara e
objetiva, visando a realização do trabalho em grupo de forma mais
autônoma e com menor intervenção do professor. O processo também
se torna bastante rico, quando o professor fornece aos alunos os
diferentes papéis a serem distribuídos entre os elementos da
equipa, o que faz com que a organização das atividades seja melhor
estruturada.
4)Recursos- Nesta componente da WebQuest, são apresentados os recursos ou sites que os alunos devem consultar para concluir as atividades propostas, levando em consideração o nível etário dos alunos e também o tipo de informação disponibilizada, ou seja, o nível de fiabilidade do material. Para isto, é necessário que o professor consulte previamente as fontes, não apenas escolhendo hiperligações, mas analisando-as, para garantir a sua importância e potencial pedagógico.
5)Avaliação- A avaliação das atividades realizadas pelos alunos numa WebQuest deve conter critérios qualitativos e quantitativos, além de fornecer informações claras que os levem a perceber quais foram os seus erros e no que devem melhorar. Outros pontos que devem ser considerados, são a avaliação individual e coletiva, pois quando os alunos têm em mente o que o professor irá avaliar, a qualidade dos trabalhos efetuados é bem melhor.
6)Conclusão- A conclusão é a ultima etapa de uma WebQuest e deve remeter os alunos para uma reflexão sobre as atividades propostas e concluídas. Neste ponto também se deve incentivar fortemente a que novas atividades de pesquisas sejam efetuadas e que os alunos possam utilizar os resultados do trabalho noutros contextos.
A Webquests pode ser desenvolvida de múltiplas formas cabe ao professor esta buscando novos desafios para que possa estar passando para seus alunos.
Passos
para elaboração de uma Webquest
Planejar
Planejar
Definir
o tema
Selecionar
fontes de informação
Delinear
a tarefa
Estruturar
o processo
Formatar
Escrever
a introdução
Escrever
a conclusão
Inserir
o conteúdo no gabarito
Publicar
Fazer
os acertos finais
Publicar
a Webquest
Gabaritar
Nessa
etapa é necessário usar um editor HTML, o que exige conhecimento em
informática
O
suporte oferece ferramentas de produção gratuitas, acervo de
imagens, editores de html, hospedagen de sites, etc.
Flávia
Afonso Vieira de Barros
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