quarta-feira, 11 de abril de 2012

WebQuest

A palavra WebQuest em sua etimologia nos remete para a soma de duas palavras: web (rede de hiperligações) e quest (questionamento, busca ou pesquisa).
 O conceito da WebQuest surgiu em Fevereiro de 1995, na San Diego State University (SDSU) pelo professor Bernard Dodge e seu colaborador (ex-aluno de graduação) Thomas March, no âmbito das atividades propostas na disciplina EDTEC 596, "Interdisciplinary Teaching with Technology".
Esta estratégia educativa concretiza-se em atividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web, conceito por vezes traduzido como Aventura na web ou Desafio na web.
A WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet. Ou seja, são atividades preparadas pelos docentes, onde a maioria os recursos para resolver as tarefas podem ser encontrados em grande parte na Internet.
As WebQuests são constituídas por 6 (seis) componentes:
introdução ao tema a tratar, devendo ser motivador, tarefa que deverá ser desafiante e executável, processo na qual o aluno deverá se orientar para realizar a tarefa, os recursos disponíveis na Web para produção do conhecimento, a avaliação que fornece ao aluno os indicadores qualitativos e quantitativos, a conclusão, deverá propor um desfecho relembrando os objetivos da atividade e também uma pista para pesquisas ou atividades futuras na mesma temática, e por último a página do professor que fornece explicações sobre o conceito da WebQuest, bem como a forma como esta estratégia deve ser trabalhada/utilizada. Esta estrutura bem delineada é que faz com que uma WebQuest seja diferente de um site educativo qualquer. Em seguida, apresenta-se com maior detalhe o que cada uma  WebQuest deverá contemplar.
1)Introdução- Esta é uma das partes principais da WebQuest, pois fornece aos alunos algumas pistas sobre o tema ou aventura que será desenvolvida, tentando despertar o interesse pela temática a investigar. Deverá ainda envolver os alunos na problemática para despertar a motivação para explorar as outras partes da WebQuest.

2)Tarefa- A tarefa tem de ser algo mais do que simplesmente responder a perguntas concretas sobre fatos ou conceitos ou reescrever a informação que aparece no ecrã do computador. As WebQuest só produzem resultados se forem muito bem planejadas, com tarefas que realmente possam facilitar a aprendizagem e que valorizem a investigação. A tarefa deve ser bem planificada e principalmente desafiante e executável. 
 
3)Processo- Nesta fase da WebQuest, são definidos os passos necessários à realização da tarefa. Estes passos devem ser apresentados de forma clara e objetiva, visando a realização do trabalho em grupo de forma mais autônoma e com menor intervenção do professor. O processo também se torna bastante rico, quando o professor fornece aos alunos os diferentes papéis a serem distribuídos entre os elementos da equipa, o que faz com que a organização das atividades seja melhor estruturada.

4)Recursos- Nesta componente da WebQuest, são apresentados os recursos ou sites que os alunos devem consultar para concluir as atividades propostas, levando em consideração o nível etário dos alunos e também o tipo de informação disponibilizada, ou seja, o nível de fiabilidade do material. Para isto, é necessário que o professor consulte previamente as fontes, não apenas escolhendo hiperligações, mas analisando-as, para garantir a sua importância e potencial pedagógico.

5)Avaliação- A avaliação das atividades realizadas pelos alunos numa WebQuest deve conter critérios qualitativos e quantitativos, além de fornecer informações claras que os levem a perceber quais foram os seus erros e no que devem melhorar. Outros pontos que devem ser considerados, são a avaliação individual e coletiva, pois quando os alunos têm em mente o que o professor irá avaliar, a qualidade dos trabalhos efetuados é bem melhor.

6)Conclusão- A conclusão é a ultima etapa de uma WebQuest e deve remeter os alunos para uma reflexão sobre as atividades propostas e concluídas. Neste ponto também se deve incentivar fortemente a que novas atividades de pesquisas sejam efetuadas e que os alunos possam utilizar os resultados do trabalho noutros contextos.

A Webquests pode ser desenvolvida de múltiplas formas cabe ao professor esta buscando novos desafios para que possa estar passando para seus alunos.

Passos para elaboração de uma Webquest
Planejar
Definir o tema
Selecionar fontes de informação
Delinear a tarefa
Estruturar o processo

Formatar
Escrever a introdução
Escrever a conclusão
Inserir o conteúdo no gabarito

Publicar
Fazer os acertos finais
Publicar a Webquest

Gabaritar
Nessa etapa é necessário usar um editor HTML, o que exige conhecimento em informática
O suporte oferece ferramentas de produção gratuitas, acervo de imagens, editores de html, hospedagen de sites, etc.


Flávia Afonso Vieira de Barros

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